Lei da Área de Proteção Ambiental

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

         O meio ambiente vem sofrendo grandes alterações que estão o prejudicando, grande parte disso é culpa do homem que não soube aproveitar de maneira correta os bens que este lhe ofertou. Para isso foram feitas as leis, mas quem disse que o homem cumpriu?  Lei da Área de Proteção Ambiental - número 6.902 de 27/04/1981.
         Lei que criou as "Estações Ecológicas”, áreas representativas de ecossistemas brasileiros, sendo que 90 % delas devem permanecer intocadas e 10 % podem sofrer alterações para fins científicos. Foram criadas também as "Áreas de Proteção Ambiental” ou APAS, áreas que podem conter propriedades privadas e onde o poder público limita as atividades econômicas para fins de proteção ambiental.
          Esta lei vem causando grandes discuções entre proprietários de terras e o ministro do meio ambiente. Um exemplo disso é o caso de André Puccinelli (governador de mato grosso) e o ministro Carlos Minc, estes vem de uma grande discução, pois Puccinelli possui grande parte de terras e as utiliza de maneira incorreta, fora da lei.





          Com isso houve grandes brigas, ameaças e etc. Então, podemos observar o quanto as pessoas, que tinham que dar o exemplo não se preocupam com o estado que o meio ambiente vem se tornando, catástrofes vem acontecendo, mudanças drásticas na estrutura ambiental e as pessoas não se mobilizam. As leis estão ai para serem cumpridas, e não são para o nosso mal, muito pelo contrário, estas estabelecem regras para o nosso bem, e se forem infringidas acontece o que está acontecendo conosco, uma ida sem volta. Mas ainda há tempo para mudança, será que esta é uma batalha perdida ou podemos virar a guerra e reconquistar todos os bens que um dia foram nos dados? 




4 comentários:

Sustentabilidade na Mídia disse...

Uma boa informação. Concordamos que as pessoas deveriam dar exemplo e não dão, assim, acabam acontecendo catástrofes, mudanças climáticas e as mudanças na estrutura ambiental. Nós ainda podemos reconquistar tudo o que nos foi dado sim, basta querere e se preocupar, mas para isso cada um tem que fazer a sua parte, assim, com certeza poderemos alcançar o nosso objetivo.

Econoeco disse...

É, concordamos plenamente! Vamos lutar pela mudança.

Mata Extinta disse...

Os próprios governadores, que tinham que dar o exemplo, não dão! O Brasil está nas mãos das autoridades erradas, não só pelo dinheiro, mas pelo cuidado ambiental também.

Cristiano Born disse...

Não há dúvidas que os governantes têm que colocar as questões ambientais como prioridade, tentanto ao máximo conciliar os interesses econômicos (principalmente das grandes empresas) com a capacidade do planeta de suportar esse crescimento,de se tornar sustentável .