quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Copa de 2014 economicamente sustentável?

         A copa de 2014 será um grande evento realizado pelo Brasil, podendo trazer muitos benefícios, mas também prejuízos para a população brasileira. Ela está ligada há muitos setores da sociedade, os mais importantes são economia, educação e meio ambiente. O governo está investindo fortemente em todos esses setores direta ou indiretamente.
        Quanto à educação a copa trás um incentivo ao esporte que hoje tira muitas crianças de rua e bota na escola. Um exemplo disso é o projeto da prefeitura de Porto Alegre, “Escola aberta”, que proporciona atividades lúdicas e ligadas a modalidades esportivas. Além disso, esse investimento no esporte, em estádios, e com as olimpíadas que trarão depois grandes arenas, os esportista que treinaram e estudaram o esporte durante anos sem recurso algum terão oportunidade de crescer, pois dentro desses investimentos está incluída uma melhor qualificação de seus competidores e esportistas.
       O setor econômico inclui a grande ajuda do BNDES sendo o maior investidor da copa. A melhor infra-estrutura, com novas ródovias, transporte público mais qualificado, saneamento básico, maiores oportunidades de emprego e saúde, tudo isso modifica e contribui para economia. Temos que aproveitar toda essa modernização e oportunidade de crescer até depois da copa, e depois das olimpíadas. Críticos, especialistas e governo afirmam que se o Brasil souber aproveitar suas melhorias e investimentos internos poderão em 2017 ser um país promissor, com um crescimento muito grande em todos os setores. 
      Com o meio ambiente temos que cuidar e focar numa modernização sustentável. O projeto em si traz isso, melhorando esgotos, coleta e destinação de lixo tanto nas cidades, quanto nas praias, um fator importante que confirma isso é a copa já estar sendo chamada de copa limpa. Um contraponto é a construção civil que querendo ou não trará um grande impacto ambiental, temos também consumo de água e energia que irão aumentar pelo fato de termos muitos turistas além de uma enorme população. Devemos investir em recursos que contribuam como energia solar e eólica, captação de água por outras fontes, e trabalhar e planejar bem suas obras, com um pessoal competente e com calma. Apesar de estas serem de grande porte o Brasil está se encaminhando para o que é certo, investindo toda essa modernização de uma maneira muito sustentável.
      Em vista de toda essa análise podemos concluir que a copa está sim contribuindo para o meio ambiente “saudável”, além de incentivo e melhora na educação e esporte. Notamos que tudo está ligado, cada passo e investimento podem gerar empregos, melhor aproveitamento dos recursos naturais, mais conforto para os cidadãos, etc. Outra previsão é que a copa de 2014 será mais economicamente sustentável do que a de 2006, comprovando ainda mais os objetivos do governo.

Letícia Tavares