Sustentabilidade no Sul (O Biodiesel)

terça-feira, 6 de outubro de 2009

          A atenção global que agora está voltada para o assunto sustentabilidade, também promove discussões em torno da importância dos bicombustíveis, e levou o Brasil a criação do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), estabelecendo certos percentuais para a mistura do biodiesel ao diesel, de modo a favorecer as questões econômicas, sociais e ambientais.
          Essa notícia é uma ótima informação para a agricultura de nosso Estado (Rio Grande do Sul), pois tem boa parte da agricultura voltada para a matéria-prima do biodiesel. O fator da sustentabilidade mudou totalmente as principais estratégias de agricultura, especialmente do nosso estado, e incentivou o aumento de produções.
          Não é de hoje que pode-se perceber que a economia sulista está se voltando para a sustentabilidade.Em 2006 a PUCRS desenvolveu um método de converter arroz em biodiesel e levou Tatiana Magalhães da Silva, mestranda em Engenharia e Tecnologia dos Materiais da PUCRS, a receber o 1º lugar na categoria Química Industrial do Prêmio Associação Brasileira de Química.

Arroz virando combustível graças a pesquisas científicas

          E para que não faz idéia do que seja o biodiesel e o porque de ele ser uma enorme porta na qual nosso economia irá adentrar com convicção, nós explicaremos:
          Biodiesel é um combustível biodegradável que pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais, existindo dezenas de espécies vegetais no Brasil que podem ser utilizadas, tais como mamona, dendê, girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja, entre outras. Sua aparência em geral, é amarelada podendo ser muito claro ou mesmo alaranjado. O odor é parecido com o do óleo vegetal de origem.
          O biodiesel é um combustível ecologicamente correto, fato no qual o mundo hoje luta para que se torne cada vez mais comum. Além disso, também é um lubrificante muito melhor do que o diesel de petróleo, pois tem um grande poder lubrificante, mais viscosidade e desgasta menos o motor.
 
 

Biodiesel, economia do Sul